SEMPRE COM SAÚDE, SEMPRE NATUROVOS

Ano

Mês

TAGS

Artigo / 22.02.2016 Ovo vira 'amigo da dieta'

Durante muito tempo, ele foi acusado de elevar os níveis de gordura no sangue. Mas, graças aos estudos científicos, nas últimas décadas, esse mal-entendido foi desfeito. O ovo pode sim sair da sua lista negra. Ele possui muitas propriedades boas para a saúde. "O alimento é rico em ácidos graxos poliinsaturados, vitaminas D, A, B6, B12, ferro, fósforo, proteínas e representa 22,5% das necessidades diárias de uma pessoa", afirma o nutrólogo André Veinert.

 

Ele recomenda a ingestão de um ovo por dia para quem não tem problemas com colesterol. Quem está com o índice elevado, deve comer, no máximo, dois ovos por semana. "É preciso ficar atento ao consumo de bolos, massas e panquecas que levam ovos. Sugiro usar as claras ao invés das gemas." A clara tem 15 calorias e não apresenta gordura. 

 

Estudos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (Universidade de São Paulo) revelam que os ovos de aves criadas soltas possuem cerca de quatro vezes mais vitamina A - essencial para regeneração da pele e das mucosas - que os de granja. Já um estudo da Universidade Pennington, em Lousiana (Estados Unidos), diz que o ovo pode ajudar na perda de peso, porque as proteínas presentes no alimento tornam a digestão mais lenta, diminuindo a sensação de fome. "O ideal para quem está fazendo dieta é consumir ovo no final da tarde. Isso ajuda a diminuir a vontade de comer doce", recomenda o nutrólogo André Veinert.

 

Por fim, pesquisa da Universidade de Connecticut (EUA) mostrou que o consumo de um ovo inteiro no café da manhã pode ser eficiente para melhorar os níveis do HDL, o bom colesterol, na corrente sanguínea de indivíduos com síndrome metabólica - isto é, que apresentam fatores de risco para doenças cardiovasculares (ataques cardíacos e derrames cerebrais) e diabetes. O HDL retira a gordura do sangue e a leva de volta ao fígado, evitando que se formem depósitos de gordura nos vasos.

 

Fonte: liberal.com.br

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA