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Artigo / 01.06.2015 Afinal, o ovo é bom para a saúde?

Amigos, talvez ainda existam muitos de vocês que fazem a opção de não consumir ovos brancos, caipira ou de granja, porque acreditam que eles façam mal para o organismo.

 

Mas fiquem tranquilos, este carma que acompanha os ovos está sendo desmistificado aos poucos, pois a ciência, à medida que avança nos estudos, relata que o ovo é benéfico para a saúde.

 

Ainda não acredita? Então acompanhe-me e depois tire suas próprias conclusões.

 

Características do ovo:

• Após o leite materno, o ovo é considerado o alimento mais completo.

• Fácil preparo, digestão e absorção.

• Supre carências de vários nutrientes incluindo vitamina B12.

 

Indicado para:

• Controle ou perda de peso: reduz a ingestão de gorduras, carnes e outros alimentos altamente calóricos.

• Alimento de baixo custo: é a fonte de nutrientes e de proteínas mais acessível que existe.

 

Composição do ovo:

 

A casca do ovo é rica em cálcio. Pó da casca de ovos enriquecidos administrados na alimentação de idosos com osteoporose resultou em melhora da densidade mineral óssea. Curiosidade: A cor da casca indica apenas a cor da galinha, ou seja, ovos brancos são originários de galinhas brancas e os vermelhos de galinhas vermelhas.

 

Clara (porção gelatinosa do ovo): fonte de proteína, rica em albumina, indicada para pessoas que necessitam de reposição eficiente de proteínas (praticantes de exercícios, por exemplo) e como complemento de dietas de emagrecimento ou deficientes de fontes proteicas.

 

Gema (parte amarela e central do ovo): rica em nutrientes como vitaminas e sais minerais. Responsável pelo mito do colesterol, contudo, estudos revelam que o consumo de ovos não aumenta o colesterol, fato este observado em grupo de pessoas que consumia quatro ovos por semana. A gema é fonte de ferro, colina, ácido fólico, lecitina, biotina (depressão), antioxidantes, luteína, vitaminas B, E, entre outros.

 

Propriedades do ovo:

• Aglutinante: fornece textura suave e uniforme (exemplo: patês);

• Anticristalizante: a clara evita a cristalização de açúcares nos alimentos (coberturas, suspiros, etc.);

• Aromatizante: confere aroma especial e é essencial para o preparo de massas e de confeitos;

• Coagulante: fundamental em alimentos que precisem ser “ligados” (bolos, almôndegas, crepes);

• Corante: luteína e zeaxantina conferem propriedades corantes ao ovo, muito apreciado na culinária;

• Emulsificante: a lecitina confere ao ovo um equilíbrio entre o óleo e a água, indispensável no preparo de molhos, maioneses e confeitos para bolos;

• Espumante: mediante a emulsão de água e ar, qualidade esta apresentada em maior quantidade na clara, mas podendo ser utilizado o ovo inteiro para fazer espuma.

 

Curiosidade: O ovo contém tudo o que a vida necessita, menos vitamina C. Não existem diferenças nutricionais significativas entre os ovos caipira e de granja.

 

Combatendo e prevenindo doenças:

• Alergias: o ovo é rico em zinco auxiliando no combate a algumas alergias.

• Alzheimer: possui alta concentração defosfatidilcolina, serina e vitamina B12 que auxiliam na recuperação da memória e melhoram o quociente de inteligência em crianças (Pesquisa da FAO – 1996). É essencial na nutrição de idosos.

• Artrites: atua como anti-inflamatório e possui pequena quantidade de ômega-3.

• Crescimento e desenvolvimento: a PQQ (pirrolo, quinonina quinona) é encontrada no leite materno e no ovo (clara e gema). Portadores de Alzheimer, Parkinson e demência senil diminuem a produção de PQQ.

• Degeneração macular senil ou cegueira da idade: a ingestão diária de 1,3 gema de ovos evita o surgimento da doença.

• Doenças cardiovasculares: eleva o HDL - colesterol (bom) por possuir elevada quantidade de lecitina, impedindo que o colesterol se deposite nas artérias; no intestino, participa da formação da bile, mobilizando triglicerídeos e diminuindo a formação de colesterol.

• Alimentação de atletas: a inclusão de ovos na dieta ajuda a suprir a necessidade de proteínas.

• Infecções infantis: relacionadas à bactérias, fungos e vírus são minimizadas com a inclusão na dieta diária de ovos, fortificando o sistema imunológico a partir dos 12 meses de idade.

• Gestação e amamentação: o ovo fornece vitaminas do complexo B, ácido fólico, essencial para o desenvolvimento do tubo neural do feto.

• Osteoporose: o carbonato de cálcio oriundo da casca de ovo é bem absorvido pelo organismo, promovendo maior densidade osseomineral.

• Parkinson: fornece cisteína (176 mg por unidade), um poderoso antioxidante que auxilia na prevenção e no tratamento da doença de Parkinson.

 

O ovo passou de vilão a mocinho

 

O ovo é um alimento que possui proteínas de alto valor biológico, ou seja, contém todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às necessidades orgânicas; portanto, podemos dizer que ele é um excelente alimento por fornecer estruturas que o nosso organismo não é capaz de sintetizar, devendo ser absorvido através dos alimentos.

 

O ovo também é uma excelente fonte de triptofano, o aminoácido precursor da serotonina, a substância associada à sensação de bem-estar. 

 

Do total de gorduras contidas em um ovo, a maioria é de monoinsaturadas a gordura do bem, protetora do coração. Os ovos naturalmente são excelente fonte de vitaminas e particularmente das vitaminas A, D, E, K, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B12 e ácido fólico. Por serem lipossolúveis, as vitaminas A, D, E, K são depositadas na gema.

 

A gema do ovo é também rica fonte de fósforo (P) e ferro (Fe) disponíveis e de carotenoides, luteína e zeaxantina, ambos envolvidos no funcionamento adequado da região da mácula ocular e na redução do risco de degeneração macular, principalmente em idosos. A colina é outro nutriente naturalmente encontrado nos ovos e que tem sido identificado como essencial para gestantes, à memória e no desenvolvimento cerebral de recém-nascidos. 

 

Fala-se do alto teor de colesterol do ovo. Procede?

 

De fato, o ovo tem muito colesterol. Uma unidade contém 213 miligramas da substância, quase o total da ingestão diária recomendada pela Associação Americana do Coração, que é de 300 miligramas. 

 

O erro, no entanto, é imaginar que todo esse colesterol, depois de ingerido, tem como destino certo o entupimento das artérias.

 

Na verdade nem todo o colesterol ingerido causa entupimento nas artérias, pois também é destinado à formação de hormônios importantes ao corpo, faz parte das membranas de todas as células, além de possuir outras funções de extrema importância. 

 

Você recomendaria o consumo de ovos por parte das crianças?

 

Devido a todos os benefícios nutritivos do ovo, ele pode e deve ser consumido pelas crianças, desde que seja bem cozido. A introdução do ovo na alimentação das crianças pode ser realizada a partir dos seis meses de idade, iniciando com a gema cozida (cerca de ¼) e aumentando a quantidade gradativamente. No caso da clara de ovos sua introdução deve ser realizada apenas após o primeiro ano de idade (responsável por algumas reações alérgicas).

 

Praticantes de musculação e fisiculturismo costumam comer vários ovos após o treino, visando a reposição de proteínas e a reconstrução da massa muscular. Isso porque a albumina, proteína de alta qualidade presente na clara do ovo, teria essa propriedade reparadora.

 

O educador físico Bruno Paulo Andrade confirma que, na academia onde trabalha, vários alunos adotam essa prática. "O treino provoca micro-lesões e o ovo ajuda a reconstruir a massa muscular. Ele também ajuda a aumentar o músculo, o que chamamos de hipertrofia. A gente diz que o ovo é ouro para a hipertrofia", comenta Bruno. O educador físico considera o ovo um verdadeiro injustiçado, isso devido aos muitos mitos e controvérsias em torno dele. Mas mesmo reconhecendo suas muitas qualidades, Bruno diz não recomendá-lo aos seus alunos. “Não faço recomendação alimentar; oriento a atividade física. Sempre indico procurar uma nutricionista.”

 

Fontes:

PUPPIN, Sérgio. Ovo. O mito do Colesterol. Rio de Janeiro

REVISTA SAÚDE. Ovo. Pode comer todo dia. E o melhor está na gema

REVISTA BOA FORMA. Dieta do Ovo

www.maisqualidadedevida.com.br • tribunadonorte.com.br

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