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Artigo / 21.07.2017 Estudo mostra que um ovo por dia pode deixar crianças mais fortes

O ovo é um daqueles alimentos que geram polêmica: às vezes se diz que faz bem, às vezes se diz que faz mal. Agora, uma nova pesquisa voltou a ressaltar os benefícios dele, incentivando que seja incluído no cardápio de de crianças a partir do 6° mês de vida.

 

O estudo, realizado por pesquisadores de saúde pública dos Estados Unidos e do Equador e publicado recentemente no jornal científico Pediatrics, analisou a influência do alimento em um grupo de 163  bebês de 6 a 9 meses de uma província humilde do Equador. As crianças foram divididas em dois grupos: metade recebeu um ovo por dia na alimentação, enquanto a outra metade não ganhou nenhum. O peso e a altura das crianças eram avaliados a cada semana.

 

Após 6 meses, os pesquisadores analisaram os dados e perceberam que as crianças que comeram os ovos diariamente eram maiores e mais altas do que aquelas que não receberam o alimento. Além disso, elas também apresentaram 74% menos chances de ficar abaixo do peso adequado e 47% menos chances de desenvolver raquitismo e atrofia muscular.

 

Essa proteção que o ovo exerce, segundo os cientistas,  se deve ao seu alto nível de proteínas e vitaminas B12, entre outros nutrientes essenciais para o desenvolvimento infantil. Ainda de acordo com os autores do estudo, um ovo fornece 50% dos nutrientes diários de que o bebê necessita.

 

“O ovo é um alimento completo e bom para crianças que não têm uma alimentação adequada. Por conta das proteínas, vitaminas e cálcio, como o estudo comprovou, o alimento preveniu o raquitismo. Mas a principal vantagem é que, por ser rico nos ácidos DHA e ARA, o ovo ajuda no desenvolvimento cognitivo da criança”, explica o pediatra Thiago Gara, do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco (SP).

 

O DHA (ácido docosahexaenoico), é um ácido graxo do tipo ômega 3, fundamental para o desenvolvimento cerebral e da visão nas crianças. Além de ser encontrado na gema do ovo, ele também está presente no leite materno e em peixes de água fria (como salmão, atum e sardinha, por exemplo). Junto a ele, o ARA, ácido araquidônico, colabora com a evolução do sistema nervoso.

 

No cardápio

Está pensando em adicionar o ovo no cardápio do seu filho? Vá em frente! Mas é importante ressaltar que, como recomenda a Organização Mundial de Saúde, o aleitamento materno deve ser exclusivo até os 6 meses de idade. Depois desse período, o ovo pode ser inserido na dieta da criança. "O ideal é que ele não seja oferecido frito, e sim cozido ou mexido, com pouco sal", alerta o pediatra Thiago Gara.

 

Fonte: Revista Crescer, 06/2017

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Artigo / 19.06.2017 Os cinco benefícios da clara de ovo para saúde

Certamente você conhece alguém que adora preparar uma omelete de claras de ovo, não? Pois é! Esse prato é um dos queridinhos de quem treina e busca ganhar massa muscular. Conheça alguns dos principais benefícios da clara de ovo e comece a incluir o alimento na sua dieta para manter a boa forma e a saúde. A clara de ovo é rica em albumina, proteína poderosa que oferece uma digestão mais lenta, controla a gula e tem pouquíssimas calorias.

 

Quantidade ideal: Não existe uma quantidade certa que você pode consumir todos os dias para obter os benefícios da clara de ovo. Fatores como idade, sexo, nível de atividade física e dieta deverão ser levados em consideração antes de você começar a ingerir inúmeras claras todos os dias.

 

Como exemplo, temos que homens jovens que praticam musculação regularmente terão uma necessidade maior de proteína que uma mulher de 50 anos que não pratique nenhuma atividade física. E se você já tem uma dieta rica em proteína animal (queijo no café da manhã, bife no almoço e frango à noite), é importante que você esteja atento para não exagerar no consumo total do nutriente ao longo do dia.

Grandes quantidades de proteína podem prejudicar os rins e trazer uma série de complicações à saúde. Alguns profissionais da área nutritiva costumam sugerir 1 grama de proteína/kg de peso corporal/dia para as mulheres e 1.5 a 2 g/kg/dia para os homens, mas como acabamos de ver acima, o segredo para obter os benefícios da clara de ovo sem atrapalhar a saúde está na palavra moderação. Então, confira agora os cinco benefícios da clara de ovo:

 

Benefícios da clara de ovo para a formação de massa muscular: Este é certamente o benefício mais conhecido da clara de ovo. Como já vimos, a clara contém albumina, uma proteína de grande biodisponibilidade, ou seja, que é muito bem absorvida pelo nosso organismo.


Todas as proteínas encontradas na clara de ovo são degradadas em aminoácidos, que são absorvidos pelo intestino e enviados para o fígado, de onde serão levados para dar origem a novas fibras musculares.

 

As proteínas da clara de ovo são completas, ou seja, fornecem ao organismo todos os aminoácidos de que ele necessita, o que não ocorre com certos alimentos de origem vegetal, como o arroz e o feijão, por exemplo. Entre os aminoácidos encontrados na clara de ovo está a arginina, que estimula a produção de óxido nítrico – que por sua vez ajuda a dilatar os vasos sanguíneos.

 

Como consequência, há uma melhora da circulação sanguínea e da oxigenação para os tecidos, o que pode acelerar a recuperação e também aumentar os níveis de energia durante o exercício. Outro aminoácido presente na clara de ovo é a leucina, um aminoácido de cadeia ramificada (BCAA) que minimiza os efeitos do exercício sobre a musculatura (degradação muscular e inibição da síntese de novas proteínas).

 

O consumo de clara de ovo após a atividade física diminui os efeitos do catabolismo (degradação de proteínas) e estimula a formação de novas células musculares, levando à recuperação e formação de novas células musculares. Portanto, podemos dizer que a clara de ovo acelera a recuperação, a manutenção e o crescimento da massa muscular.

 

Benefícios da clara de ovo para auxiliar no emagrecimento: Ao fornecer uma boa quantidade de proteínas sem quase nada de gordura, as claras se tornam um excelente aliado da perda de peso. Além de manter a saciedade por mais tempo (as proteínas têm digestão mais lenta que os carboidratos), a clara também contém leucina, que como já vimos auxilia na formação de massa magra (tecido muscular). Outra função menos conhecida da leucina é o seu efeito termogênico, ou seja, de queimar gorduras.

 

Em um estudo publicado no periódico especializado Diabetes, pesquisadores estudaram o efeito da leucina em ratos. Durante a pesquisa (que durou ao todo 15 semanas), metade dos animais recebeu uma ração normal, enquanto a outra metade foi alimentada com uma ração com excesso de gordura.

Ao mesmo tempo, pesquisadores dobraram a quantidade normal de leucina na dieta através do fornecimento do aminoácido na água (que era servida livremente aos animais). Um controle para os dois grupos (ração normal sem leucina extra e ração com gordura sem leucina extra) foi mantido durante todo o experimento.

Embora o aumento de leucina na água não tenha causado alteração nos ratos alimentados com ração normal, os animais que receberam uma ração com alto teor de gordura e leucina extra deixaram de ganhar até 32% de peso quando comparados aos ratos-controle que somente se alimentaram com uma dieta rica em gordura. Ou seja, ainda que os ratos tenham engordado, a leucina preveniu um ganho de peso maior – e ainda por cima também evitou um aumento do tecido adiposo (gordura) em 25%.

Na prática, isso significa que a leucina pode ajudar no controle do peso aumentando a taxa de queima de gordura previamente estocada, além de também aumentar a sensibilidade à insulina e melhorar o controle da glicose sanguínea. Para quem está de olho na balança, esse é mais um dos benefícios da clara de ovo, pois é sinônimo de menos fome logo após a refeição e também um aumento das taxas de metabolismo.

 

Benefícios da clara de ovo para melhorar o humor e diminuir a vontade de comer doces: A clara de ovo – seja ela fresca ou mesmo em pó – contém triptofano, um aminoácido precursor da serotonina. Entre outras funções, a serotonina melhora o humor, contribui para a sensação de bem-estar e combate a depressão. Outro efeito do triptofano é a diminuição da vontade de comer doces, que muitas vezes surge como resposta ao nervosismo e estresse.

 

Benefícios da clara de ovo para controlar a pressão arterial: As dietas das proteínas contribuem para uma diminuição do risco de desenvolvimento de hipertensão, e estudos recentes têm sugerido que as claras podem ser ainda mais benéficas. Em um estudo divulgado pela American Chemical Society, cientistas da Clemson University descobriram um peptídeo (composto resultante da combinação de dois aminoácidos) denominado RVPSL. Encontrado na clara de ovo, o RVPSL mostrou-se capaz de reduzir a pressão arterial tanto quanto o Captopril, um conhecido medicamento para pressão alta. Segundo os pesquisadores, o peptídeo bloqueia as enzimas responsáveis pela conversão da angiotensina, peptídeo que causa aumento da pressão arterial.

 

Benefícios da clara de ovo para melhorar a saúde da pele: Além de atuar na recuperação muscular, os aminoácidos da clara de ovo também são enviados aos fibroblastos, células responsáveis pela produção de colágeno. E como a produção de colágeno começa a diminuir significativamente a partir dos 30 anos, consumir mais claras de ovos pode ajudá-lo a manter a pele mais firme e evitar a tão indesejada flacidez.

 

Para quem não está satisfeito somente com o consumo da clara na dieta, há ainda a opção de fazer uma máscara rejuvenescedora (e que serve para fechar os poros) com o alimento. Basta bater uma ou duas claras com um pouco de suco de limão na batedeira e aplicar sobre a pele. Deixe por 15 minutos e enxague bem.

 

Fonte: Site Dicas de Saúde, 05/06/2017

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Artigo / 08.05.2017 Veja os benefícios do ovo cozido para a saúde

Comer ovos diariamente pode ser muito benéfico para a saúde, por ser uma importante fonte de proteína animal e um dos alimentos mais completos e nutritivos que a natureza oferece.

 

Estudos recentes comprovaram que não existe relação com o consumo de ovos e aumento do colesterol no sangue. É um mito já ultrapassado.

 

O cardiologista Francisco López-Jimenez escreveu na página de internet da Clínica Mayo, dos Estados Unidos, que a maioria das pessoas saudáveis pode comer sete ovos por semana sem aumentar o risco de doenças do coração.

 

A contraindicação é apenas para quem já tem colesterol alto ou diabetes que, normalmente, só deve comer entre dois a três ovos por semana ou conforme prescrição de nutricionista.

 

A preferência deve ser dada ao ovo caipira ou orgânico, mas na falta dos mesmos pode-se optar por ovo de granja, cozido por 2 a 3 minutos.

 

Deve-se evitar os ovos fritos ou mexidos, pois, além de aumentar as calorias do prato, podem elevar os índices de mau colesterol no sangue.

 

Conheça os benefícios do ovo cozido:

 

Melhora a visão

O ovo contém uma sustância, chamada zeoxantina, além da vitamina A, que são ótimas para melhorar a visão. Quem come ovos diariamente pode prevenir degeneração ocular, o risco de desenvolver cataratas, além de auxiliar no aumento do alcance visual.

 

Previne o Mal de Alzheimer

A gema do ovo é rica em colina e auxilia na prevenção de Alzheimer. A substância também é utilizada na síntese da acetilcolina, neurotransmissor que ajuda a ter uma boa memória e melhorar a concentração.

 

Funciona como polivitamínico natural

As vitaminas são compostos orgânicos que fazem o seu organismo funcionar bem, repõem tecidos e previnem doenças. O ovo é rico em vitaminas K, E, D, A, folato, cálcio, ferro, fósforo, zinco, tiamina, colina, B6, ácido fólico, ácido pantotênico, vitamina B12, ácidos graxos e ômega-3.

 

Tem efeitos anti-inflamatórios

Os alimentos anti-inflamatórios agem fortalecendo as defesas e equilibrando nosso organismo, ou seja, aumentando nossa imunidade. O consumo de ovos, principalmente a clara do ovo, auxilia no tratamento de várias doenças inflamatórias como, artrite, dor de coluna, enxaqueca, sinusite, etc.

 

Regula o humor

Por ser uma ótima fonte de triptofano - aminoácido precursor da serotonina, substância que promove a sensação de bem-estar, reduzindo a ansiedade e regulando o mau-humor.

 

Tem baixo teor calórico

Além de oferecer proteína de alto valor nutritivo, um ovo cozido tem apenas 70 calorias, sendo muito utilizado por quem faz dietas e exercícios físicos, uma vez que na clara se encontra água e a albumina, proteína essencial para o crescimento muscular.

 

Possui ação antioxidante

Os carotenoides, a vitamina A e E, ácido fólico, zinco, magnésio e selênio são componentes presentes no ovo, que irão proteger as células dos radicais livres e evitar o envelhecimento celular, além de afastar o aparecimento de rugas precoces.

 

Fonte: Blasting News, 06/05/2017

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